5.7.12

Chamem-lhe Veneza do Norte



… ou o que quiserem, mas custa-me muito crer que alguém já tenha estado em S. Petersburgo e não inclua esta cidade na lista das Top10 das suas preferências, por muito que já tenha visto por esse mundo fora. 

É um luxo estar a revisitá-la, imponente, magnificamente conservada, com os seus 400 palácios, 260 museus, 557 pontes e nem sei quantas ilhas. Para além, como é óbvio, de se tropeçar na História a cada esquina, em cada túmulo e num sem número de outros detalhes. 

Hoje foi dia de percorrer ruas e mais ruas, algumas catedrais e de dar uma longa volta de barco pelo Neva, afluentes e canais – uma bela visão de conjunto. Amanhã, entre outros programas, será o regresso ao Hermitage, o tal museu em que seria necessário passar sete anos, a tempo inteiro, para ver só o que está exposto… 

Podia dizer muito mas as imagens falam por si – e por mim.


Catedral de S. Nicolau



Catedral de Santo Isaac (exterior e interior)





Prédio onde morou Tolstoi quando veio a S. Petersburgo lançar Anna Karenina.



 O famoso Aurora.


Etc, etc, etc.

.

2 comments:

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Há uns anitos em Junho andei por aí uma semana. Para além das belezas arqitétonicas que nos vai mostrando (acho que faltam algumas) recordo as "noites brancas)Espero que encalhe nessa manifestação da natureza que se sobrepõe ao que o homem fez. Talvez uma das minhas noites em branco que mai povoam a minha méemória.
Abraço
Rodrigo

Joana Lopes disse...

Sim, Rodrigo, faltam MUITAS belezas arquitectónicas.
E as noites estão mesmo quase brancas, esqueci-m de falar disso...