21.7.12

Do desconforto



«É assustador pensar o que teria sido do mundo em 1985, ou da África do Sul, na década de 90, se em vez de Gorbachev em Moscovo, e Mandela em Pretória, esses países tivessem tido como líderes alguém com o perfil dos atuais membros do Conselho Europeu. 

Muito provavelmente, em vez da "perestroika", teríamos vivido uma grande conflagração bélica, e, em vez da reconciliação, teríamos visto a África do Sul devorada por uma cruel guerra civil racial. Pela mesma razão, está longe de ser reconfortante pensarmos no futuro da nossa Europa.»  

Viriato Soromenho-Marques

2 comments:

Septuagenário disse...

Ai se Gorbachev e Mandela mandassem uns anitos antes...por exemplo em 1974!

Anónimo disse...

Se em vez dos sonhos autoritários e expansionistas de Poutine ( pelo menos, ao nivel do cartel dos hidrocarbonetos...)e o perfil geoestratégico vacilante "gerido " por Obama não se tivessem tornado " compatíveis ", o Mundo seria melhor e diferente, creio. Com a grande visão da extensão da União Europeia à Rússia,claro, provável factor fabuloso de crescimento económico, por um lado, e garantia acrescida da democracia política num espaço multi-continental. Salut! Niet