12.7.12

Os «meus» Rolling Stones



O meu vício das viagens vem de muito longe e quando, no Verão de 1970, soube que dentro de pouco tempo iria ganhar mais uns cobres a trabalhar com computadores do que o miserável salário que me era pago como docente universitária, pedi dinheiro emprestado a um colega abonado, fui à TAP no Marquês de Pombal e comprei um bilhete de ida e volta para Estocolmo.

Julgo que Ingmar Bergman terá sido o responsável pelo fascínio que a Suécia exercia há muito sobre mim (onde é que isso já vai, mas continuo a adorar Estocolmo...), mas é por causa dos Rolling Stones que regresso a essa minha primeira incursão tão a Norte.

Hoje recorda-se, em todo o mundo, que começaram a carreira exactamente há 50 anos e a Wikipedia ajuda-me a situar que os vi e ouvi no dia 4 de Setembro de 1970, no estádio Råsunda, num espectáculo agitado, que chegou a ser interrompido pela polícia por receio de uma invasão do palco pelos espectadores, mas que continuou, logo a seguir a uma intervenção de Mick Jagger, com «Love in Vain».

Ida do Portugal salazarista, sozinha naquela bancada de onde só avistava um mar imenso de cabeças loiras, foi como se tivesse aterrado em Marte. Acreditem... 


.

1 comments:

João Almeida disse...

Gostei imenso do seu último parágrafo. Provavelmente se fosse a esse mesmo estádio hoje, nessa mesma cidade para assistir a um concerto dos Rolling Stones, talvez o que mais visse seriam muitas cabeças com burkas e turbantes, tal é o eatado atual ddo que se vê nas ruas da Suécia, e que eu vi ano passado quando finalmente visitei esse país.

Iria pensar novamente que estaria em Marte.