6.7.12

Sobre o tema da semana



Estou muito longe, confesso que li um pouco na diagonal o texto do Acórdão do Tribunal Constitucional, mas não cesso de me admirar com as opiniões díspares que tenho visto por aí, por vezes onde menos espero encontrá-las. Para já, revejo-me neste texto (suave…) de Medeiros Ferreira:  


«O Acordão do Tribunal Constitucional 353/2012 é um monumento de criatividade política desse tribunal, sobretudo no respeitante à restrição dos efeitos da decisão de inconstitucionalidade das normas do OE sobre a suspensão do pagamento das prestações dos subsídios de férias e de natal.Se as normas são inconstitucionais, das duas, uma: ou o governo era obrigado a restituir todo o valor do confisco desde Janeiro, ou, pelo menos, devia pagar o próximo subsídio a contar da data da decisão sobre a matéria submetida a esse Tribunal por um grupo avulso de deputados. As considerações de análise política do TC para adiar para 2013 a plena observância da CRP são um acto de cinismo que o desacredita. O «grupo de deputados» que impugnou o OE sai de cabeça erguida. De cabeça baixa ficam os grupos parlamentares do PS e do PCP, mais o PR passa-culpas.

O governo, é claro, sente o terreno favorável para responder nivelando o «princípio da igualdade» aos trabalhadores da «privada». Mas não se fie muito nas aparências...»


Ler também, de André Couto, Estado de choque Constitucional (1) e (2) 
.

1 comments:

voz a 0 db disse...

Olá... Já o li, escrito naquele português estranho, e fiquei com a ideia de ser uma sentença de morte, quer do próprio órgão emissor, quer dos ESCRAVOS que vão levar com ela!