12.8.12

Atenas: cenário de guerra



A notícia sobre a detenção de imigrantes ilegais na Grécia é conhecida porque circulou nos últimos dias, mas esta fotografia ilustra os factos com outro realismo. Foi divulgada no Facebook e terá sido tirada numa estação de caminhos de ferro de Atenas, onde dezenas de polícias esperavam um comboio normal, proveniente do Norte do país, para identificarem, e deterem para averiguações, imigrantes sem papéis.

A iniciativa, digna de cenários que prefiro nem qualificar, foi destinada a combater o que um funcionário do governo terá qualificado como «invasão pré-histórica», numa operação que, certamente por sinistro sarcasmo, recebeu o nome de «Zeus Xênios», o deus da hospitalidade. No passado fim de semana, foram detidas cerca de 6.000 pessoas (das quais entre 1.500 e 2.000 não foram libertadas). 

Não se nega que exista um problema real, num país em que entram 100.000 ilegais por ano e que se encontra na situação que é conhecida, mas lamenta-se o modo de actuação adoptado.

O Alto Comissariado para os Refugiados da ONU já exprimiu preocupações sobre a eventual falta de protecção para pessoas provenientes de países em guerra, e para outras com direito a pedir asilo, e a Human Rights Watch veio denunciar que «a Grécia tem o direito de reforçar as leis de imigração e, depois de um processo justo, deportar pessoas sem base legal para permanecerem no país. Mas não tem o direito de tratar pessoas como criminosos, ou para presumir situações de imigração ilegal apenas com base em raças ou etnias» ─ o que, aparentemente, está a acontecer. São também condenadas as condições degradantes das instalações onde os imigrantes estão detidos .

Os próximos tempos anunciam-se mais ou menos tenebrosos.

Fonte, entre várias. 
.

3 comments:

A.L.SAMEIRO disse...

então como deve ser feito ?

jrd disse...

"Comboios rigorosamente vigiados". Desta vez sem direito a 'Oscar'.

Anónimo disse...

Não deve ser feito coisa nenhuma. Faremos ser o contrário: liberdade de circulação para toda a gente e nenhuma para o capital. Ninguém é ilegal.