8.9.12

À espera de um harakiri



Assino por baixo este texto de José Navarro de Andrade 

«O Sr. Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho e o Sr. Ministro das Finanças Vítor Gaspar propõem aplicar ao país uma experiência económica drástica. Ninguém no seu perfeito juízo duvidará que eles estarão a agir de boa-fé e no pressuposto de que estas medidas contribuirão para salvar Portugal da crise. Mas para que a nossa crença na bondade dos seus propósitos se confirme, desta vez precisamos de um sinal da sua parte de que estão dispostos a provarem que isto é tão a sério para eles como está a ser para nós. Como dizem os americanos no seu calão funcional: os Srs. Passos Coelho e Vítor Gaspar devem apostar o seu bem mais precioso onde põem a boca. 
Por isso proponho: 
Se a experiência resultar, a História os celebrará como os heróis que salvaram Portugal. 
Mas se a experiência falhar, devem ser julgados criminalmente pelos danos causados à Nação e aos seus cidadãos. Podendo ser-lhes dada uma alternativa honrosa, à japonesa: o suicídio. 
Les jeux sont faits.» 

Mas acrescento: como têm vocação de carrascos e nunca poderão vir a ser celebrados como heróis, e como Nuremberga vai longe e não creio que venha a repetir-se em tempo útil nesta Europa desvertebrada, espero pelo dia em que Assunção Esteves comunicará ao país que os doze ministros do XIX Governo Constitucional fizeram um harakiri colectivo, no qual Cavaco Silva decidiu também participar. 

Estou a brincar? Talvez pareça que sim, mas não estou. Algo de extraordinário se prepara. A esperança no harakiri é o meu lado optimista a falar. 
.

1 comments:

Septuagenário disse...

Só dá vontade de nos juntarmos às oposições e entoar alto e bom som:Blá-blá-blá...e tem mais, bláaaa!