10.9.12

Grécia: nuvens negras



Uma sondagem realizada nos dias 4 e 5 de Setembro revela as seguintes previsões de resultados, caso se realizassem agora eleições legislativas na Grécia: 
  • 30% – Syriza 
  • 28% – Nova Democracia 
  • 12% – Aurora Dourada 
  • 7,5% – PASOK 
  • 4% – Esquerda Democrática
Sublinhe-se o regresso do Syriza ao primeiro lugar e a assustadora ocupação do terceiro pelo partido neonazi Aurora Dourada. Paralelamente, 76% dos gregos considera que o país caminha na direcção errada e 86% declara-se descontente com a actuação do governo. (Tarde piaram...)

Entretanto, os partidos da coligação nem conseguiram ainda entender-se entre si quanto às novas medidas de austeridade (em reunião de ontem, que tinha sido considerada «decisiva») e ainda menos com a troika, em Atenas desde 6ª feira passada, que insiste, por exemplo, em despedimentos na função pública, reduções de subsídios a deficientes e cortes transversais nas reformas, a que o governo diz tentar resistir. O ambiente é definido como «tough and sticky».

Até ao fim desta semana, deve estar «fechado» um plano com novos cortes que correspondam a cerca de 11,5 mil milhões de euros. Não está a parecer fácil...

Fontes 1 e 2, entre outras.
.

2 comments:

omegalfa disse...

Preocupante também é o facto de o KKE nem aparecer na sondagen. Estara a esvaziar para o SYRIZA ou para a Aurora Dourada?

Maquiavel disse...

O KKE cavou a sua própria sepultura antes das eleiçöes. Podia ter sido parte da soluçäo, mas optou por querer se o mais puro dos puros. E é muito bem feito.