1.11.12

No dia dele



Em 1 de Novembro de 1756, exactamente um ano depois do terramoto que destruiu grande parte de Lisboa, a população, paupérrima, aproveitou a data para lançar, por toda a cidade, um grande peditório. Batia-se às portas e pedia-se, precisamente: «Pão, por Deus». 

A tradição espalhou-se depois por todo o país e foi mesmo exportada para o Brasil. Sempre a aprender...
.

4 comments:

C.B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C.B. disse...

Segundo Heitor Pato, do Grupo dos Amigos de Lisboa, no programa Portugal no Coração do passado dia 1, a tradição do "Pão por Deus" é muito anterior à época do terramoto de 1755. Talvez os acontecimentos da época, pelas consequências da tragédia e pelas necessidades das pessoas, possam ter incrementado essa mesma tradição.
Não deixa de ser um tema a merecer algum aprofundamento.
Um abraço e foi um prazer passar pelo seu blog.

C.B. disse...

No passado dia 1, num programa da RTP 1 sobre as tradições associadas ao Dia de Todos os Santos e ao Dia de Finados, Heitor Pato, do "Grupo dos Amidos de Lisboa" referiu-se á tradição do "Pão por Deus" como sendo muito, muito mais antiga que o Terramoto de 1755.
Nessa altura, e devido, certamante às consequências da tragédia, talvez essa mesma tradição tenha tido algum incremento.
Este tema poderá merecer algum aprofundamento.
Foi um prazer ter passado pelo seu blog.
Um abraço.

C.B. disse...

Um pedido de desculpa pela repetição. Quando publiquei o comentário pela primeira vez, julguei tê-lo perdido. E, como não o tinha gravado, voltei e escrever um novo comentário sobre o mesmo assunto. Espero que não leve a mal.