27.11.12

No dia em que Vítor Gaspar deixou o Excel



Ainda não encontro online o vídeo com a intervenção que Vítor Gaspar fez hoje, em nome do governo, no encerramento da discussão do OE 2013, mas ela merece ser ouvida na íntegra (até pelo tom): pela primeira vez, que me lembre, VG saiu da galáxia dos números e fez um discurso genuinamente político e revelador do que dele se pode esperar. Uma amostra:



O alvo principal foi «um lado» do PS, aquele «que defende propostas radicais e aventureiras», como ouvimos. E insistiu: «Em tempos de crise e emergência, o radicalismo e o populismo são perigosos. Quando os problemas são especialmente sérios, e é este o caso neste momento, torna-se tentador procurar soluções em jogadas de alto risco.» Virou-se, depois, para o outro lado do PS, «moderado e herdeiro de uma orgulhosa linhagem europeísta» e que tem «um sentimento de responsabilidade».

Ficámos portanto cientes de que é grande a «esquerda radical» no nosso país, muito maior do que a própria pensava, e André Freire tem de rever tudo o que escreveu até aqui...

Vítor Gaspar é um homem é perigoso – acreditem. Pode ter começado hoje uma nova investida. 



Vai longe o país, com estes dois grandes partidos, PSD e PS! Mas são aqueles que os portugueses mais amam e, enquanto assim for, têm o que merecem. 
.

0 comments: