9.12.12

Aqui pelas Caraíbas



Cartagena de Índias (e não «das» Índias, como tenho vindo a escrever) situa-se em plena costa do mar das Caraíbas, que banha a Colômbia ao longo de cerca de 1.600 quilómetros.

Fundada por Pedro de Heredia em 1533, especialmente bem localizada do ponto de vista estratégico, Cartagena depressa se tornou um dos principais portos do império espanhol e passou a atrair corsários e piratas (entre os quais Francis Drake que a destruiu em 1586). A coroa espanhola decidiu então defendê-la e mandou construir um imponente castelo que ainda hoje existe.

Em 1811, a cidade tornou-se independente dos espanhóis, passou depois por várias crises e é hoje belíssima, com um magnífico centro histórico, proclamado Património Mundial da Humanidade em 1984. Pelas infraestruturas turística de que dispõe, na parte nova, funciona como uma espécie de capital alternativa do país, albergando conferências, congressos e toda a espécie de grandes eventos.

O seu impressionante conjunto de edifícios coloniais é o maior e, sobretudo, o mais bem conservado que até agora vi. Lembra Havana, mas… sem prédios descascados e semidestruídos. As imagens falam por si (tenho dezenas...). 





Mas Cartagena também é isto:

 .

1 comments:

Septuagenário disse...

Quantos cascos cheios de espanhois no fundo do Atlântico, para quê?

Para um dia alguns fugirem do frio da europa e irem à praia sem medo dos índios.

Coitados dos espanhois!