9.3.13

A caminho do «centrão»



Paulo Pedroso afirmou ontem, na TVI24, que teme que o PS seja tentado a constituir um governo minoritário, o qual, no seu entender, seria nada menos do que «suicidário».

Assim sendo, disse, «se à esquerda não há desbloqueamento, se eu acho que um governo minoritário é trágico para o país, e também para o Partido Socialista, evidentemente que a alternativa que sobra é uma alternativa com o PSD ou com o PSD e com o CDS, em função da conjuntura».

(Ouvir aqui.)

Não sei se este excerto posto online pela TVI trai o pensamento de Paulo Pedroso que poderá ter contextualizado melhor estas suas afirmações. Mas assim, a seco, soam-me a desistência de qualquer alternativa à inevitabilidade de um «centrão» e a exclusão, por parte do PS, de uma tentativa para o evitar. «À esquerda não há desbloqueamento»? E por parte do Partido Socialista em direcção a quem está à sua esquerda : há?

Desistências deste tipo é a última coisa de que precisamos, neste momento. Já que, parafraseando Churchill, o «centrão» está muito longe de ser a pior de todas as soluções com excepção de todas as outras. Porque é mesmo péssima. 
.

0 comments: