21.4.13

Sichuan versus Boston



É só para dizer que a tragédia que ontem atingiu a China, onde o número de mortos já ultrapassa as duas centenas e o de feridos soma milhares, foi muito, mas muito maior do que a da maratona de Boston. Mas olhamos para umas imagens arrasadoras de Sichuan, ouvimos umas vaguíssimas notícias e passamos à frente. Porquê? Porque o Ocidente continua a ser o centro do (nosso) mundo. Se tivesse havido um terramoto, com a mesma gravidade, nos Estados Unidos, a reacção seria a mesma? Claro que não.


.

2 comments:

jvcosta disse...

Creio que não é legítima a comparação. Os efeitos de uma catástrofe natural, por muito entristecedores que sejam, não têm o significado político ou social de um ato terrorista.

Joana Lopes disse...

Primeiro, nem todos os actos terroristas têm necessariamente um sentido político: podem até ser fruto de pura loucura. Segundo, não vejo por que razão a perda de centenas de vidas pode ter menos significado «social» do que a de duas ou três. E, sobretudo, tem certamente – ou devia ter – muito maior impacto ao nível de sentimentos humanos, de solidariedade e compaixão.