5.5.13

Contaram-nos muitas histórias



O texto foi escrito em Espanha mas podia ser português porque estamos no mesmo grande barco – esperemos, ainda, que não se chame Titanic.

«Disseram-nos que um ratinho nos deixaria a liberdade debaixo da almofada se fôssemos obedientes e dormíssemos depressa.. E nós acreditámos. Depois, escreveram num documento chamado Constituição uma série de direitos e de liberdades e pensámos que tinha finalmente chegado o dia em que todos, ao levantar os olhos, podíamos ver uma terra com a palavra liberdade. Mas crescemos, ficámos sem ratinhos e passamos agora o tempo a apalpar os bolsos porque temos a impressão de que nos roubaram esses direitos e essas liberdades. (...)

Contaram-nos histórias fascinantes, mas agora sabemos que estamos nas mãos de algumas mega-empresas financeiras e de lóbis superpoderosos que decidem o presente e o futuro de qualquer país do mundo, incluindo o nosso. Acreditávamos que os nossos parlamentares, espanhóis e europeus, decidiam e votavam pensando no interesse geral e no bem comum da cidadania que pretendiam representar, mas, na verdade, votam e decidem o que o seu partido e o seu grupo parlamentar mandam e os responsáveis destes são assessorados e persuadidos pelas grandes empresas e por lóbis, ao serviço de quem estão. (...)

Mais histórias não, por favor.»

 Na íntegra aqui
.

0 comments: