17.5.13

Pode ser que os deuses nos oiçam



«Quando Portugal tem um Presidente que, a propósito da sétima avaliação da troika, evoca Nossa Senhora de Fátima, está tudo explicado. Colocámos o nosso destino nas mãos do divino e da crença e não na capacidade dos portugueses em determinarem o seu futuro. Tal como antes depositávamos a esperança no regresso de D. Sebastião ou num pastor que ordenasse o rebanho, agora a classe política portuguesa parece acampada à espera de um sinal vindo do céu ou dos três reis magos do FMI, da UE e do BCE. Este discurso de colocar as responsabilidades e o poder nas mãos de outros começa a ser a ideologia dominante na elite portuguesa. É a reprodução, como farsa, daquilo que, em "Os Maias", Ega dizia: "Portugal não necessita de reformas, Cohen, Portugal o que precisa é a invasão espanhola". E Cohen, inspirado em Burnay, sorria condescendente, porque ele ganhava de qualquer maneira, a começar pelos empréstimos externos. (...)

O problema é que continuamos a olhar para estudos como os da OCDE e do FMI como cartilhas maternais. Se era para seguirmos estudos, porque nunca aplicámos o de Michael Porter, que tinha um enquadramento teórico e prático para criar um modelo económico para Portugal? Há claramente uma fraca elite portuguesa, que coloca a culpa nos próprios portugueses. Esquecendo-se que foram as suas decisões, motivadas por motivos egoístas, que têm conduzido o país, de aumento cíclico da dívida e do défice, a este estado de ruína. Talvez Cavaco, afinal, tenha razão: coloquemos o destino nas mãos do divino. Pode ser que os deuses nos oiçam…»

Fernando Sobral

*************

«Temos que ser honestos, a frase do Presidente faz sentido. Se analisarmos bem, a própria Nossa Senhora de Fátima tinha um discurso Cavaquista. Os segredos de Fátima, revelados aos pastorinhos, não passam de um: "depois não digam que eu não avisei." O próprio local onde Nossa Senhora apareceu (uma paisagem campestre) é muito semelhante aos locais onde o nosso Presidente gosta de fazer declarações (feiras agrícolas). A grande diferença entre os dois é que Nossa Senhora conseguiu que os segredos de Fátima estivessem anos sem ser revelados. É a vantagem de não ter Marques Mendes no grupo de videntes.»

João Quadros
 
(Os links podem só funcionar mais tarde.)

0 comments: