24.7.13

Rui Machete: O que faz correr Sammy?



Há 30 anos, Rui Machete tomou posse como vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça do IX Governo Constitucional, o chamado «Governo do Bloco Central», formado através de um acordo de incidência parlamentar entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata, e que teve Mário Soares como primeiro-ministro. Hoje, passará a ser membro de um executivo PSD / CDS como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Assinou a adesão de Portugal à CEE em Junho de 1985, recebeu então o FMI como receberá agora.

Para além de tudo o que desde ontem tem sido escrito sobre o que fez e por onde passou durante estas tês décadas e mesmo antes, há uma questão que não me sai da cabeça: o que pode fazer com que uma pessoa de 73 anos, que, manifestamente, não precisa de provar nada a ninguém, nem mesmo a si próprio, aceite o frete de aturar um governo desacreditado de fedelhos irrequietos e incompetentes? O que faz correr Sammy? Um desejo de aproximação entre «Massamá e a burguesia iluminada», como alguém comentou numa SMS que hoje recebi? Sentido do dever e amor à pátria? Onde já vai o Pai Natal... 

Se é óbvio que a esperança de vida activa com qualidade aumentou muito, o meu receio é que a moda pegue e se continue a recuar, indo buscar senadores mais idosos e que tão apreciados são, até por uma esquerda bem pensante, por um ou por outro motivo. Mais descansada quanto aos mortos. 
.

4 comments:

José Freitas disse...

E o Rui Machete no BPN?

Joana Lopes disse...

Está aqui: «Para além de tudo o que desde ontem tem sido escrito sobre o que fez e por onde passou durante estas tês décadas e mesmo antes».
O meu post é sobre outro tema, José.

NG disse...

"o meu receio é que a moda pegue"

E receia porquê? Acha os fedelhos irrequietos criados entre as jotas e as universidades privadas de vão de escada que ficaram a tomar conta disto menos merecedores de receio ou pavor?

Joana Lopes disse...

Sim: não aceito que ex-ministros do salazarismo (como os dois que «linko») governem o país.