3.9.13

Tem o governo estratégia para daqui a 15 dias?



«A falta de estratégia sobre a reforma do Estado condena o país a ter mais um orçamento baseado apenas num exercício contabilístico de cortes, em vez de conseguir um documento com soluções de aumento da eficiência e de poupança, mas também com reformas que contribuam para a melhoria do Estado. (...) As oitava e nona avaliações da Troika são daqui a 15 dias e o orçamento de Estado é logo a seguir. Como é que é possível estar tão às escuras sobre qual a estratégia do país? (...)

O problema é que, a duas semanas da 8.ª e 9.ª avaliação da Troika, e da apresentação das linhas gerais do orçamento para 2014, não é nada que o Governo tenha uma estratégia, ou um consenso sobre os objectivos a que quer chegar. Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque continuam no mesmo registo da política de cortes e austeridade seguida por Vítor Gaspar, enquanto várias figuras do PSD e os ministros do CDS centram o seu discurso no crescimento, de forma a garantir que os sinais de melhoria registados antes do Verão possam ser transformados numa retoma em 2014.(...)

A falta de estratégia, quer nas negociações europeias, quer na política a aplicar nacionalmente, parece ser o que está a levar o Governo para uma escalada de conflitos institucionais, que destinando-se a consumo interno, para disfarçar as próprias falhas do Governo, podem ser bastante negativos para a imagem e confiança do país. Não é uma linha argumentativa muito positiva, afirmar que não se consegue reformar o país porque o Tribunal Constitucional não deixa.»

Manuel Caldeira Cabral
(O link pode só funcionar mais tarde.)

1 comments:

alf disse...

Acho que é altura de deixarmos de pensar que governo e troika são burros! Que estão cheios de "boas intenções" mas fazem sempre o oposto do que deveriam.

É exactamente o contrário. A troika é muitíssimo inteligente, sabe muito bem o que quer. As medidas que propõe são as certas. Os seus objetivos é que não são os que dizem. Nunca poderiam ser, não é? Há coisas que não se podem dizer.

No meu último post apresento alguns detalhes do plano deles.

Podem não acreditar em mim, mas no mínimo deixem de fazer análises a criticar as "medidas erradas" da troika e do governo e experimentem começar a pensar que essas medidas estão "certas" e a deduzir qual é o objetivo a atingir com elas. Vão ver como tudo se torna claro.

isto de presumir que os outros são estúpidos é o erro mais básico na guerra, não é?