23.12.13

Notáveis da diáspora? Sem Ronaldo?



Aníbal Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Durão Barroso, António José Seguro, ministros e dirigentes de empresas em Portugal estiveram reunidos com 30 portugueses que saíram do país para (legitimamente) «ganharem o seu» e que tiveram nisso mais sucesso do que muitos milhões de compatriotas seus.

Alguns desses ilustres emigrantes, escolhidos a dedo, já tinham aparecido no último «Expresso da 1/2 Noite» e nem o que então disseram saiu do plano do puro bom senso, nem pareceram dispostos a fazer algo de extraordinário por Portugal. (E por que o fariam??? )

Por isso mesmo, não se vislumbra o que habilita especialmente estes «conselheiros de Portugal no mundo» (!???) a debaterem os três temas que terão estado em análise – «mobilidade inteligente», «financiamento alternativo das empresas portuguesas» e «discussão sobre se Portugal está pronto para o futuro» –, nem se percebe a importância dada à sessão por todas as forças supremas do país, a não ser por um provincianismo tristemente pacóvio de que não conseguimos libertar-nos.

E já agora: o Ronaldo terá sido convidado? Há alguém que venda melhor Portugal?

Quanto à foto de família, ela é elucidativa e deve ser guardada para memória futura: estão lá (quase) todos e nada faz crer que nos livremos deles tão cedo. Mas não resisto a copiar para aqui um comentário que o meu amigo João Batata fez no Facebook: «Reconhecem que é Penalti. Estão todos com as mãos a defenderem-se da bolada!» 
.

0 comments: