11.4.14

Se a Associação 25 de Abril tivesse pedido para cantar, teria sido autorizada?



Ainda há quem tenha bom senso, sem papas na língua.

Vera Jardim considera que a Assembleia da República devia ter feito um esforço especial para dar voz aos militares na sessão solene dos 40 anos do 25 de Abril. Trata-se de um caso muito especial e a forma como a presidente da Assembleia da República se dirigiu aos capitães de Abril não foi «cordial»: foram «declarações ácidas» e não adequadas para responder à Associação 25 de Abril, até por causa da importância da data.

Em declarações à TSF.

Na AR, só se pode cantar???
.
.

6 comments:

Miguel disse...

Mas por que é que os capitães, não podendo falar dentro do parlamento, não falam na rua? Ou seja: por que é que a Ass. 25 Abril não convoca uma concentração para o largo de São Bento à mesma hora da sessão oficial no parlamento? Ali poderiam falar, e teriam a companhia do povo. E seria interessante ficar a conhecer a reacção de alguns partidos, e dos seus deputados; ficariam lá dentro, ou viriam cá para fora? Quando os espaços institucionais se fecham, sobra sempre a rua. "Toda" a gente fala em ruptura, mas ninguém dá o primeiro passo. Nunca nenhuma ruptura se deu sem movimentos de ruptura.
Miguel Teotónio Pereira

Joana Lopes disse...

Claro que podiam fazer isso, Miguel.

Mas 1º: eles reagiram a um convite, pondo condições para o aceitarem; 2º a Assoc. 25A tem uma grande variedade de membros e não é propriamente comicieira; 3º não se arriscavam ao grande fiasco de terem lá só umas centenas de gatos pingados?

Miguel disse...

Joana, eis o que penso:
Não creio que se arriscassem a um fiasco, antes pelo contrário.
Bem sei que a ass. tem uma grande variedade de membros.
E não é comicieira.
Ok.
Somos todos muito institucionais. Partidos, associações, etc. Aliás, para ser absolutamente franco, o ser-se institucional dá muito jeito, sobretudo quando não há censura, há sempre espaço mediático, e isso é sempre confortante.
Mas acabem então com lágrimas de crocodilo, choradinhos, apelos sem nenhuma consequência, tiradas bombásticas que são inofensivas.
Chega a ser patético.
Ninguém dá nenhum passo. Uns porque não são comicieros, outros porque são muito democráticos, outros porque não querem arriscar, and so on. No fundo - é o que penso e cada vez mais se confirma - há muito boa gente que protesta muito, no espaço mediático, mas no fundo se sente confortável com a situação.
Repito: nenhuma ruptura se deu sem movimentos de ruptura.
Mas, é claro, e como a História já abundamente demonstrou, esses movimentos de ruptura só poderão vir de gente que não está institucionalizada e nada tem a perder.
O erro é meu - esperar ainda alguma coisa de quem muito protesta, sem nunca dar um passo para materializar esse protesto.
De qq modo, terão as eleições para se entreterem.
Abraço
Miguel

Joana Lopes disse...

Miguel, tens razão: desgraçadamente, não há rupturas nem creio que estejam à vista. O que quis dizer é que nunca esperei que viessem da Assoc. 25A (até porque tenho lidado de perto com 2 ou 3 dos seus elementos mais preponderantes...)

M.Duran Clemente disse...

SUBSCREVO INTEIRAMENTE O QUE MIGUEL TEOTÓNIO PEREIRA ESCREVEU.«Mas, é claro, e como a História já abundamente demonstrou, esses movimentos de ruptura só poderão vir de gente que não está institucionalizada e nada tem a perder.
O erro é meu - esperar ainda alguma coisa de quem muito protesta, sem nunca dar um passo para materializar esse protesto.»

Unknown disse...

Lídia Simões
Sim, em S. Bento, de manhã, à mesma hora!
Acredito que pode ser muito mobilizador e estar lá muita gente.
Desde o ano passado, em que estive lá desde as 9h, que penso que essa deveria ser a NOSSA comemoração!!
Todos a S.Bento, dia 25 de manhã, com a A25 Abril!!!