19.8.14

Por terras de França







Depois da Catalunha, hoje foi dia de Languedoc-Roussillon. Mais concretamente, Carcassonne e Montpllier.

90 quilómetros a sudeste de Toulouse, Carcassonne é uma bela cidade fortaleza, construída no fim do século IX e início do século X. Impossível não pensar em Óbidos, excepto que, por aqui, já não mora verdadeiramente ninguém: tudo está exclusivamente reservado a turismo.

*****

Quanto a Montpellier, confesso que não me disse muito. Agradável, certamente, com praças amplas e prédios que parecem de Paris (mas não são…), vestígios das velhas faculdades de Medecina, que tão célebre tornaram a cidade, uma parte antiga com ruelas simpáticas, mas não muito mais do que isso. Amanhã será a Provence e espero mais.





Mas repete-se o sentimento habitual quando faço incursões por esta velha Europa: vejo, gosto, mas não entranho, não muda nada. Vem-me sempre o desejo de ser teletransportada para outras lonjuras, de preferência para um qualquer país da América Latina, com menos becos e outros horizontes, de terras e gentes viradas para o futuro.

Quanto aos franceses, parece-me que estão a aproveitar os últimos cartuchos de um passado / presente já um pouco ilusório, sem se apeceberem do futuro próximo que os espera. Talvez não seja tão cinzento como o nosso, mas ainda assim… 
.

1 comments:

Maria J Lourinho disse...

Estive há 2 anos em França e senti exactamente o mesmo em relação à "vidinha" dos franceses. O certo é que passaram dois anos, talvez ilusórios, como diz, que já ninguém lhes tira.