13.10.14

E siga o caos



«Numa das cenas de "Uma noite em Casablanca", Groucho Marx é Ronald Kornblow, o novo director do hotel local. Todos os seus antecessores foram assassinados, mas o novo titular revela-se indiferente à conspiração.

Assim, como acção defensiva, diz: "Como primeira medida mudaremos o número das habitações". O subalterno espanta-se: "Imagina-se a confusão!" Ao que responde Groucho: "Imagine-se a diversão!" Esse filme tem hoje uma nova versão: "Uma noite em S. Bento". O caos está instalado.

Quando o Governo de Passos Coelho iniciou a sua missão patriótica de impor a austeridade em nome do liberalismo, instalou uma nova política: transformar a segurança que a sociedade ou a administração pública necessitam num caos permanente. A partir desse dia os portugueses deixaram de ter certezas sobre o que fosse. Tudo muda de um dia para o outro, sem aviso. A desinformação total e contraditória tornou-se a forma de governar. E isso impõe o medo. (...)

O desnorte que o Governo transferiu para os portugueses atinge hoje o próprio executivo, contaminado pela confusão. O debate público entre ministros sobre se é possível baixar a sobretaxa de IRS mostra o nível da alucinação que reina em S. Bento. Groucho Marx poderia ser primeiro-ministro de Portugal. Ao menos tinha piada.»

Fernando Sobral

0 comments: