2.10.14

Os bustos da polémica



Confesso que tenho assistido, atónita, à polémica sobre a presença de bustos de três presidentes da República do Estado Novo, num total de 19, numa exposição que abre hoje, segundo creio, num corredor da Assembleia da República.

Não sei se tem ou não qualidade que justifique a sua existência (nas fotografias por que passei, algumas pareceram mostrar-me verdadeiros mamarrachos), nem discuto os meandros burocráticos de saber quem estava, ou não, na sessão que a aprovou e quem assinou a respectiva acta sem a ler ou interpretar.

Mas a «revolta» do PCP e do BE, expressa por João Oliveira que qualificou o facto de «branqueamento» do Estado Novo, e por Pedro Filipe Soares que falou de «uma lavagem da imagem do país», tira-me do sério. Se ter cabeças-caricatura de Carmona, Craveiro Lopes e Américo Tomás, durante um mês, num corredor da AR, onde só quase devem passar deputados e empregados, se arrisca a branquear o fascismo, óptimo: temos perigos brandos.

Note-se que diferente seria o caso se estivéssemos a falar de estátuas permanentes de qualquer dessas personalidades no espaço público, porque isso sim seria uma «homenagem» e, por exemplo, sempre achei correcto que Carmona tivesse desaparecido do topo do Campo Grande, em Lisboa. Mas isto?

E já agora: será que está em preparação algum assalto ao palácio de Inverno de Belém para arrancar os retratos destes três presidentes da galeria onde todos figuram?

A herança do Estado Novo não se trata assim nem é assim que alguém a limpa. Ela permanece em cada um de nós quando não somos capazes de honrar a democracia em que vivemos e de a defender daqueles que a ameaçam todos os dias. 
.

1 comments:

Victor Nogueira disse...

A questão pode ser vista assim: L'IMPORTANT C'EST LE PÊ-ÉSSE - Mário Soares "recuperou" Spínola, o da rede bombista de extrema direita, o homem de Braga ergeu uma estátua ao cónego Melo da mesma rede bombista de extrema-direita e o homem de Barcelos resolveu homenagear Sidónio, Carmona,Craveiro, Tomás e Spínola. É O PS NO SEU MÁXIMO ESPLENDOR. Mas uma pesquisa na Net indica que Carmona é o nome de in´meras avenidas e ras em Portugal e será ainda da ponte em Vila Franca de Xira. Craveiro Lopes tem uma avenida em Lisboa e Salazar uma rua em Armamar eTomás uma avenida numa freguesia da Covilhã.