23.10.14

PS e abstencionismo



Quatro deputados do Partido Socialista, que há meia dúzia de meses subscreveram o chamado Manifesto dos 74 – Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente –, abstiveram-se hoje, na Assembleia da República, na votação deste projecto de resolução: Pela reestruturação da dívida para crescer sustentadamente.

Se alguém me explicar porquê, com argumentos simples e racionais, contribuirá para a minha sanidade mental. Agradecida.
.

2 comments:

Rui Moreira disse...

Penso não ser muito difícil de explicar. Basta ler o documento "Um programa sustentável para a reestruturação da dívida portuguesa", estudo com vários autores, incluindo Francisco Louçã. Uma parte substancial da dívida é detida pela banca. Na pág. 45 refere-se que seria desencadeado um "processo de resolução bancária sistémica". Este processo teria impacto sobre os depósitos bancários acima dos 100.000 €, para além de outros impactos (conforme referido no ponto 6.3 do estudo). Ou seja, caso o PS explicitamente defendesse um processo de reestruturação da dívida, no dia a seguir às próximas eleições, no caso de vitória do PS, o que poderia acontecer?

Joana Lopes disse...

Duas questões, Rui Moreira:
1ª Ferro Rodrigues foi tão assinante do Manifesto como Louçã. Arrependeu-se?
2ª se uma possível votação a favor deste projecto de resolução seria assim tão grave para o PS, por que motivo se absteve em vez de votar contra?