23.1.15

Domingo grego: também catarse



A vitória do Syriza nas eleições de Domingo pode significar (também) um momento de catarse – diz João Quadros, hoje, no Negócios. Certíssimo: nem é preciso sair das redes sociais para ver a quantidade de pessoas que sempre olharam para o partido em questão por cima do ombro, e com total descrença, e que hoje preparam garrafas de espumante para Domingo à noite. 

«Domingo há eleições no berço da democracia. A maioria das sondagens dá como provável a vitória da coligação Syriza.

Muitos políticos e jornalistas gostam de chamar ao Syriza a esquerda radical, apesar de o líder não usar rabo-de-cavalo, não querer sair do Euro e ter um programa, em parte, social-democrata. São radicais porque querem mudanças, o que, nos nossos dias, é considerado muito radical. Chamar esquerda radical ao Syriza é um exagero, é o mesmo que chamar socialista ao Assis ou muito, muito fascista a Cavaco. Bem sei que o nome da coligação é Coligação da Esquerda Radical, mas radical em grego não significa exactamente o mesmo que para nós. É diferente, é como os iogurtes. (...)

Para os que querem assustar os eleitores gregos com o fantasma do radicalismo e da saída do Euro o nome a reter não é Alexis Tsipras, é Angela Merkel. Foi a teimosa alemã quem primeiro falou na possibilidade de a Grécia sair do Euro sem grande incómodo. Neste momento, o maior perigo para o Euro não é o Syriza, é a política da senhora dos dois mil conjuntos de saia-casaco. Ela não altera uma linha no que veste, não vai querer alterar um ponto no que quer que os outros vistam.

A vitória do Syriza nas eleições de domingo pode significar um momento de catarse, do grego "kátharsis, purificação", derivado de "êá?áßñù purificar". Significa purificação, evacuação ou purgação. Não encontro melhores imagens. É disto tudo que precisamos.» (Realce meu.) 
.

0 comments: