25.1.15

SYRIZA, PASOK e KKE



De uma entrevista a Dimitris Vitsas, responsável político de Syriza: 

[No escenario de] una victoria sin mayoría, que requeriría de alianzas para poder gobernar? 
(...) No vamos a colaborar con las fuerzas políticas que aplicaron las medidas de austeridad de la Unión Europea, como Nueva Democracia, PASOK o el nuevo partido de Papandreu, porque representan lo contario que defendemos. 

No hay ninguna posibilidad de que el KKE (Partido Comunista griego) apoye a Syriza para así formar un gobierno íntegramente de izquierdas? 
La dirección del KKE está cometiendo un error histórico al no apoyar a Syriza que le pasará factura en el futuro. (...) El KKE está anteponiendo sus intereses partidarios sobre los intereses de la sociedad y la clase trabajadora griega. A pesar de ello creemos que los resultados de las elecciones generarán una dinámica que implicará necesariamente el apoyo del KKE. Tanto nosotros como la sociedad estamos a la espera de sus próximos movimientos. 
.
.

2 comments:

Maria Celeste Ramos disse...

Adoro o Parthenon que está a cair aos bocados com os degraus partidos com tantos turistas - adoro Atenas e todo o comércio aberto ao sábado e domingo para o turista, adoro a praça Plaka e a gastronomia e o vinho Retzina e aquele azul anil do Mar que só por ali há- Adorei a visita de barco à maior Ilha de Eboea de uns amigos colegas que por acaso eram sul-africanos ambos surdos-mudos, ele arqtº que tranmsformou um barco de pesca em barco de recreio e ela paisagista nossa cozinheira e eu areava tudo o que era de latão e ficou tudo a brilhar e eles encantados e eu também - Mas eles conduziam o veleiro e aquelas velas e cordame sem se atrapalharem de forma invulgar e eu nunca tinha falado inglês com dois surdos-mudos arquitecto e ela paisagista, e tenho pena de não ter visitado mais mas a mania de cumprir e voltar ao trabalho com as férias acabadas impediu-me de ver mais - nunca mais os vi ou escrevi - Mas tenho muitas fotografias desta bela aventura e também de um boi lado de centenas de toneladas que acabara de ser resgatado do fundo do Mar na zona de Chalkis (porto de Atenas)- Pois agora Atenas está mal ?? pois há mais que estão pior Aquela terra que me permitiu leras placas toponímicas em grego que apreendera em menina são das melhores recordações das minhas muitas viagens pelo mundo em 4 continentes Acho bem que este BLOG não permita comentadores anónimos Ela Anne Sutton sul-africana - ele não recordo o 1º nome

Maria Celeste Ramos disse...

Já escrevi o que tinha a escrever