23.2.15

Juncker veio confirmar o óbvio, mas...



«Num episódio de "Seinfeld" uma loja de gelados começa a fazer sucesso com gelados "light". As filas são enormes porque aquele produto não engorda. Seinfeld desconfia, manda analisar os gelados e chega à conclusão de que tinha 40% de gordura e, portanto, era uma falsificação.

Seinfeld denuncia a loja de gelados e aí acontece o que não esperava: os clientes revoltam-se contra ele porque arruinaram a sua felicidade. Jean-Claude Juncker veio, sacudindo as culpas para Durão Barroso e para outros, dizer que a troika "pecou contra a dignidade" dos gregos, dos portugueses e dos irlandeses. Ou seja, que os gelados fornecidos eram uma fraude. Mas, para surpresa de todos, os clientes revoltaram-se: desejam continuar a ingerir gordura maléfica porque isso lhes traz uma felicidade estranha que os comuns mortais desconhecem. (...)

A verdadeira batalha entre a Alemanha e a Grécia é sobre qual é o melhor caminho a seguir. Juncker veio confirmar o óbvio: a medicina falhou e os empréstimos servem sobretudo para pagar os juros. O fim desta batalha parece tétrico: a Europa acha que a dignidade é um jogo de roleta russa. Em quem acertará o tiro decisivo?»

Fernando Sobral

0 comments: