24.2.15

Temos política externa?



«Marilyn Monroe sabia do que falava: "Hollywood é um lugar onde te pagam 50.000 dólares por um beijo e 50 cêntimos pela tua alma".

Na União Europeia, acredita-se, o preço é mais variável. Na União Europeia ninguém, por certo, ofereceu 50 mil dólares ao Governo português por um beijo. Nem mesmo Angela Merkel, que antes de Passos Coelho chegar ao poder, gostava de sorrir ao lado de José Sócrates. (...)

A questão que se coloca é simples: tem Portugal uma política externa própria? Compreende-se que Passos Coelho não possa admitir que a acção da destruidora da UE na sociedade foi um atentado à nossa dignidade. Isso era dizer que o seu Governo tinha sido um atentado à dignidade dos portugueses. E que estava a defender interesses alheios e não os dos cidadãos que votam em Outubro. Tudo bem. Mas isso não explica a imagem que Portugal deixa no seio da UE, como voz sem alma.

Mas que se pode esperar de um país sem política externa? Não vamos à Expo'2015 por oito milhões de euros. É a imagem da nossa miséria.»

Fernando Sobral
. 

0 comments: