16.2.15

Teoria dos Jogos?



«A arte superior da teoria dos jogos é conseguir-se convencer os opositores que se tem o poder supremo de fazer com que o céu caia sobre a cabeça deles. A seguir sorri-se e fala-se calmamente.

Yanis Varoufakis é bom nisso, tal como Alexis Tsipras. A sua loucura é controlada. Em 1995, Varoufakis escreveu um livro sobre o tema. Agora está a pôr em prática a sua teoria. Não está só: a Alemanha e a União Europeia também estão a praticar a arte da teoria dos jogos. Cada lado espera que o outro se desintegre primeiro e recue com medo. (...)

O problema é que a teoria dos jogos está a ser praticada ao mesmo tempo em vários tabuleiros: na Grécia, mas também na Ucrânia, na União Europeia e nos EUA, na NATO e no Kremlin. Vladimir Putin, tal como Varoufakis, é um especialista na teoria dos jogos. Em troca da paz está a conseguir que a Ucrânia fique num limbo político e territorial pago com os dinheiros do Ocidente, a começar pelos da UE. Isto apesar dos tambores da guerra que soam em Washington para alegria da indústria de armamento, sedentas de um novo conflito lucrativo. Porque a indústria alemã também precisa da Rússia e a economia europeia não pode viver de costas voltadas para as estepes russas.»

Fernando Sobral

0 comments: