28.2.15

Um país paralítico


Alguém se lembrou de fazer uma comparação entre os resultados obtidos pelos quatro partidos existentes hoje e aquando das primeiras eleições em democracia – as que deram origem à Assembleia Constituinte, há 40 anos, em 1975 – e as previsões divulgadas, ontem, pela Eurosondagem, para as próximas legislativas (sem coligação PSD/CDS, para que seja possível comparar).

PS    - 37,87 % (agora 36,5)
PSD - 26,39 % (agora 27,8)
PCP - 12,46 % (agora 10)
CDS - 7,61 % (agora 7,7)

Impressionante e nem comento. Um país parado no tempo? Assim parece.
,

3 comments:

septuagenário disse...

E quem pensou algum dia mudar?

10%?

A maioria sempre decidiu.

Somos assim e pronto.

Fenix disse...

E a abstenção aumentou galopantemente! Depois da esperança numa democracia representativa, o país desiludido voltou as costas à cidadania, porque a bem da verdade, com governos maioritários, vão-se sucedendo períodos de "ditaduras" intervalados com eleições, que mais não são que encenações de liberdade. E este povo que tem medo do desconhecido (nem parece descendente dos que enfrentaram "mares nunca dantes navegados"), lá vai votando sempre nos mesmos à espera de um milagre!! (os que votam porque os outros já nem em milagres acreditam).

Victor Nogueira disse...

Bem ... Parado no tempo ? Não seria tão mau como isso. Mas entre 1976 e 2015 o país regrediu imenso sob a batuta da santa irmandade do ps(d)cds. No ínício eles combatiam pelo "socialismo em liberdade", depois aferrolharam o socialismo a sete chaves e hoje é apenas uma etiqueta anacrónica e renegada nas farpelas da democracia-cristã, do "socialismo" e da "social-democracia"