31.3.15

A ETAR da Fitch



«Nos seus melhores dias, a Fitch pode reciclar a sujidade dos países. Ou, se estiver maldisposta, incinerá-los em lixeiras tétricas. Acredita-se que tenha uma ETAR que transforma odores insuportáveis em perfumes encantadores.

Mas, no caso português, a Fitch tornou-se a rainha do lixo: e de lá só sairemos quando ela, na sua infinita sapiência, decidir se a nossa sujidade é biodegradável. Ou não. A Fitch também é especialista na arte da adivinhação e, por vezes, parece usar búzios de lástico para descortinar o futuro. (...)

Passos Coelho, há dias, num dos seus momentos filosóficos que ficarão para a história, disse que as agências de "rating" não farão sair o país do "lixo" antes das próximas eleições. Passando-se por oráculo, o primeiro-ministro tenta passar uma mensagem sibilina: que a Fitch e as suas colegas de ofício tirarão Portugal do "lixo" se as eleições tiverem os resultados que elas esperam. Ou seja, que o partido que ganhe mantenha a linha certa, como diriam os bolcheviques. Passos não precisa de colocar uma placa a apontar para si: ele quer dizer que, se vencer as eleições, a Fitch, magnânima, retirará Portugal da lixeira.

Os portugueses têm de ir já a correr para as mesas de voto! A política tem destas coisas: quando Passos Coelho já via a queda de Sócrates ele, e o seu fiel arauto Carlos Moedas, diziam que se Portugal mudasse de Governo o "rating" subiria como um foguetão. Não subiu: foi parar ao lixo. A acreditar nesta posição, o "rating" só mudará se o PS chegar ao Governo. Passos Coelho tropeçou nas suas próprias palavras. Ou melhor, no lixo que circula por aí.»

Fernando Sobral

2 comments:

Victor Nogueira disse...

«A acreditar nesta posição, o "rating" só mudará se o PS chegar ao Governo. Passos Coelho tropeçou nas suas próprias palavras. Ou melhor, no lixo que circula por aí.» ?

Enfim, conclusão e alterne preconizados por Sobral que esperemos não seja ... pitonisa ! Ah! O srá que mdaria de LIXO + para LIXO +++ ? Sendo assim. alixeira para lixar pagode manter-se-ia, com mais ou menos cruzes

Victor Nogueira disse...

Rectifico o comentário:
«A acreditar nesta posição, o "rating" só mudará se o ps chegar ao governo. Passos Coelho tropeçou nas suas próprias palavras. Ou melhor, no lixo que circula por aí.» ?

Enfim, a conclusão e alterne preconizados por Sobral que esperemos não seja ... Pitonisa …! Ah! Ou será que mudaria de LIXO + para LIXO +++ ? Sendo assim, A lixeira para lixar e linchar o pagode manter-se-ia, com mais ou menos cruzes.