3.3.15

Dizer bem do SNS – chegou a minha vez



Crónica de Diana Andringa, hoje, na Antena 1:

Há alguns, largos anos, numa época de constantes críticas sobre as escolas públicas, uma amiga, professora, comentou: “É curioso, mas são as pessoas que não têm filhos nas escolas que mais criticam. As que têm vêem o bom e o mau, e são menos críticas.” Lembrei-me disso há dias, quando uma queda, acompanhada de fractura, me levou à urgência do Hospital de Torres Vedras. As semanas anteriores tinham sido pródigas em notícias de caos nas urgências hospitalares, longas horas de espera, tendo alguns doentes morrido entretanto – embora não forçosamente pela espera. Ia, portanto, preparada para o pior.

Declaração de interesses: do tempo de fugaz estudante de Medicina ficou-me a consciência de que não é uma Ciência Exacta, que nem todas as doenças têm cura, que o erro médico – mesmo quando tudo se faz para o evitar – é uma possibilidade impossível de excluir e que as condições e ritmos de trabalho desempenham papel fundamental no processo.

Isto dito, posso agora infringir a regra jornalística de que notícia é quando o homem morde no cão. É que tudo correu como devia. Embora fosse a primeira vez que ia àquele hospital a burocracia foi rápida, não esperei muito pela triagem e, colocada a pulseira amarela, embora antes de mim a perna partida de uma criança exigisse mais tempo do médico, no máximo uma hora depois estava a fazer radiografias, para logo a seguir passar à fase de redução da fractura, repetida depois de segunda radiografia, até se concluir pela necessidade de operação. Assinada a respectiva concordância – o consentimento informado – restou-me esperar, com o braço devidamente imobilizado, por vaga no bloco operatório, umas 7 horas depois. Tal como o ortopedista, o anestesista explicou-me todo o processo e toda a equipa esperou, sorridente, pelo meu acordar e... a oportunidade de jantar.

A noite de internamento foi calma e, apesar do cansaço evidente de uma das auxiliares, a simpatia do pessoal nunca esmoreceu. Saí na tarde seguinte, com consultas marcadas e – apesar de ser cedo para saber se a fractura fica devidamente consolidada – uma vontade reforçada de defender o Serviço Nacional de Saúde.

Ah, que bem que sabe dizer bem!

.

2 comments:

joão viegas disse...

Ola,

Quanto ao fundo, OK. Quanto à forma, podemos saber que raio de animal é "uma possibilidade impossivel de excluir" ?!?

Boas

Victor Nogueira disse...

Quanto a internamentos, actos curúrgicos e consultas de ambulatório nos Hospitais do SNS nada tenho a dizer; tenho encontrado sempre médicos e demais pessoal atentos, interessados e competentes.Quanto a atendimento nas urgências tenho encontrado superlotamento e macas com doentes espalhados pelos corredores, como se estes fosem quartos, as pessoas desamparadas face à capacidade de resposta, apesar da simpatia do pessoal auxiliar e grande parte do pessoal médico e de enfermagem. Quanto aos hospitais privados tenho encontrado interesse, simpatia e dedicação do pessoal médico, auxiliar e de enfermagem. O mesmo não posso dizer do pessoal administrativo no privado, a maioria das vezes mais papistas e burocratas que o "Papa". Naturalmente é ao SNS que deveriam ser dadas condições de bom funcionamento, emdetrimento dos "privados"