16.3.15

Portugal, agência de viagens



«Durante os últimos anos o Governo foi a maior agência de viagens "low-cost" do mundo. Conseguiu expulsar centenas de milhares de portugueses de Portugal. Promovendo viagens só de ida a custo zero. Agora, pelas bondosas palavras do secretário de Estado, Pedro Lomba, o Governo pretende promover o repatriamento dos que fugiram à miséria e à ausência de futuro.

A acção é típica de um curso de ilusionismo para crianças comprado na Internet. O comprador adquire algo fantástico mas não sabe ler as instruções. E depois, convencido de que já sabe transformar coelhos em pombos, vai à televisão fazer um espectáculo de magia.

É claro que o grande desígnio nacional para fazer regressar os emigrantes que foram humilhados pelo Governo do seu país é uma mão cheia de areia e outra de maionese. Pedro Lomba começa por nem sequer saber quantos portugueses debandaram para o estrangeiro. Ou seja, promove uma política com base numa ideia e não em factos. (...)

Seja como for é um incentivo com futuro: dentro de 8750 anos teremos recuperado os 350 mil emigrantes que saíram deste quintal à beira-mar especado. Sobre esta acção ridícula estamos conversados. Só com uma economia a crescer a sério os portugueses regressarão. E não com folclores como este. A ideia de Lomba é assim um "boomerang": vai e volta. E acerta na cabeça de quem a criou e aprovou.»

Fernando Sobral

0 comments: