10.6.15

Quando o 10 de Junho era o «Dia da Raça» (E já não é?)



Assinala-se hoje o dia em que Camões foi transladado para o Mosteiro dos Jerónimos, em 1880. Feriado nacional desde os anos vinte do século passado, a data ganhou um novo significado em 1944, quando Salazar a rebaptizou como «Festa de Camões e da Raça». Fê-lo por ocasião da inauguração do Estádio Nacional, que ocorreu com grande pompa, em cerimónias a que terão assistido mais de 60.000 pessoas e que foram filmadas por António Lopes Ribeiro (vídeos aqui e aqui). Linguagem inequívoca: «Às cinco horas, chegou o chefe: Salazar. Salazar, campeão da pátria, era o atleta número um, naquela festa de campeões.»

Mais graves, e bem mais trágicos, passaram a ser os 10 de Junho a partir de 1963. Transformados em homenagem às Forças Armadas envolvidas na guerra colonial, eram a data escolhida para distribuição de condecorações, muitas vezes na pessoa de familiares de soldados mortos em combate (fotos reais no topo deste post).

Era assim:


Desde 1978 que não é Dia da Raça e, para além de Portugal e de Camões, passou a festejar-se também as Comunidades Portuguesas.

Neste preciso momento, vejo as cerimónias que decorrem em Lamego. O Presidente da República acaba de fazer um discurso «militarista». Populares, interrogados pelas TV, referem a honra de terem combatido no «Ultramar», o orgulho de terem tido familiares que o fizeram . São pedradas na minha memória. 
.

2 comments:

Unknown disse...

Lembra-me como hoje de ver condecorado no 10 d junho no fim dos anos 60 um capitão que usava orelhas de negros na cintura e no porta-chaves
Que raio de país que faz desses os seus herois

Victor Nogueira disse...

As botas e os perdigotos de Cavaco. Afinal, tal como o seu antecessor, Tomás I, que também nunca usou cravo vermelho ao peito. Mas nestes tempos aparentemente sem o “lápis azul” dos coronéis, quem garante que os critérios jornalísticos da “infinda” Liberdade não terão cortado as opiniões divergentes, tudo a bem do “consenso” nacional, nada contra a "salvação" nacional, com (in)sonso bom senso ?