4.12.15

Vêm aí as presidenciais - para início de conversa



Nas redes sociais, há muita gente de esquerdas várias bem mais preocupada em atacar e ridicularizar Maria de Belém do que Marcelo Rebelo de Sousa, quando é este o mais perigoso em todos os planos.

Acho um erro por duas razões:
  • MªdeB é a única candidata que poderá roubar votos à direita e evitar, talvez, que MRS ganhe logo na primeira volta. Não tenho números, obviamente, mas posso citar o caso de uma família inteira de ferrenhos eleitores PSD (alguns mesmo militantes activos) que não votarão Marcelo porque o consideram não confiável, mitómano, etc., etc. e que pensam optar por MªdeB. Nunca votariam num candidato mais à esquerda. 
  • Ela não desistirá a favor de ninguém e não me parece que seja o momento de lançar apelos lancinantes para união à esquerda (leia-se: desistências de alguns candidatos a favor de Sampaio da Nóvoa), como está a acontecer. Não regressemos ao mito do «voto útil», deixemos o processo avançar. Afinal nem correu mal nas legislativas... 
.

1 comments:

CHE disse...

Concordo em absoluto com o comentário sobre as presidenciais. Seguindo este raciocínio é a única hipótese do MRS não ganhar na 1ª volta.