5.2.16

Os ex da TINA



«No momento em que escrevo esta crónica, as notícias e as fontes asseguram que os técnicos da Comissão Europeia já deram luz verde ao Orçamento do Estado 2016.

Sim. Esse mesmo, o Orçamento que ia ser chumbado pela CE porque não há alternativa: a TINA. Na verdade, entre a TINA e "o da Joana" vai um mundo. Querem ver que já podem circular geringonças na UE?

Há muita gente que já devia ter aprendido a não achincalhar antes de tempo. Gozar com as esperanças alheias é um "hobby giro", mas só resulta quando não é feito antes de tempo. Andaram 15 dias a gargalhar da possibilidade de haver um pacto PS/BE/PCP e foi o que se viu. Depois, a anedota era Cavaco aceitar um Governo daqueles. Agora, para os mesmos comentadores, a bambochata total era o Costa andar a convencer a CE a aceitar um "Orçamento de esquerda" em vez de ir lá assinar o que eles mandam sem discutir. Um mau-olhado desta gente enche-nos de saúde.

Confesso que também estou admirado. No fundo, António Costa conseguiu inscrever um cigano ateu nos Salesianos. Teve 11 na prova de acesso, e gamou um globo terrestre, mas entrou. Alguém sabe se Costa tem um curso de hipnotismo? Isso podia explicar quase tudo.

Não esperava tanta "flexibilidade da CE". Talvez o facto de não ter lá a ministra das Finanças - e o PM de Portugal - a pedir mão forte com os incumpridores possa ter ajudado. Se calhar, metade da exigência era nossa. Éramos os do além da troika e a CE sentia-se tentada a ser mais radical para não ficar mal vista. Ainda agora, lendo tudo o que disse a oposição nestes dias, é justo dizer que, depois de além da troika, foram o além da CE. (…)

Querem um conselho? Vão atestar a Espanha antes que venha lá a "geringonça" deles.»

João Quadros
. 

0 comments: