14.9.17

Praxes e selvajaria



Se não há nenhuma lei específica que preveja penalizações para quem afirma e difunde estas bestialidades, será que não se pode aplicar a da criminalização do piropo? É tudo uma questão de habilidade de um bom advogado.


«“O caloiro é incondicionalmente servil, obediente e resignado”; “não é um ser racional”; “não goza de qualquer direito”. As citações são retiradas de um “Manual de Sobrevivência do Caloiro” que está a ser distribuído, nos últimos dias, por alunos mais velhos aos novos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

No “manual” há uma página em que se elenca um conjunto de “direitos, deveres e permissões do caloiro”. “O caloiro não é um ser racional”, começa por ler-se. As considerações que diminuem a condição dos novos alunos sucedem-se: “A espécie em questão não goza de qualquer direito, salvo o da existência (até por vezes questionável) ”; “O caloiro é assexuado”, “Deve ser sempre moderado no uso da palavra (zurra, grunhe, bale e relincha só quando lhe é dada permissão)”. Mais adiante lê-se ainda: “Não é permitido pensar, opinar, gesticular, buzinar, abanar as orelhas ou pôr-se em equilíbrio nas patas anteriores”.» 
.

1 comments:

Victor Nogueira disse...

Que tristeza. Creio que nem mesmo na Academia de Coimbra antes de 1969 se atingiu esta baixeza e alarvidade.