26.4.18

E depois veio a Junta de Salvação Nacional




Quando ouvimos isto, pela 1:30 am de 26 de Abril, depois de uma espera de várias horas, o ambiente pareceu um pouco sinistro, quando comparado com o que tínhamos vivido nas ruas. Mas a elas voltámos, poucas horas depois, sobretudo em Caxias, na longa espera pela libertação de todos os presos políticos.
.

2 comments:

Luis Eme disse...

Imagino que deve ter parecido quase a "brigada do reumático", Joana. Pelo menos para as pessoas politicamente mais esclarecidas.

Victor Nogueira disse...

Na altura aquele friso hierático e castrense de caras "sérias" era deveras tétrico e assustador e ouvindo agora e de novo a proclamação lida por Spínola, vê-se que se pretendia uma "evolução na continuidade" da chamada “primavera” marcelista, já expressa na "ilegal" rendição e passagem de Poder de Marcelo ao arrepio da Constituição de 1933, já que segundo esta o Presidente do Conselho de Ministros dependia exclusivamente do Presidente da República, ausente em parte incerta, como simples peão nas mãos dos ultras como fora nas mãos de Salazar. A passagem de poderes entre “suas excelências” para que o “poder não caísse na rua” foi uma farsa, que a Proclamação lida confirma, até pela linguagem utilizada: Junta de Salvação Nacional para garantir a sobrevivência nacional na integridade no seu todo pluricontinental, associação cívicas em vez de partidos políticos, eleição duma “assembleia nacional constituinte”, abster-se de qualquer atitude política que subvertesse a "ordem” marcelista que o MFA pretendera derrubar, impedir que outras forças interviessem num processo que se pretendia eminentemente nacional, fazer respeitar a paz cívica, utilizando a repressão se necessário, etc, etc.